Biópsia líquida para Adenocarcinoma de pulmão (pesquisa de mutação EGFR em plasma)

Chegou ao Brasil um tipo de exame que promete melhorar o tratamento do câncer com mais eficácia e menos sofrimento. A chamada biópsia líquida, ela é simples e indolor. Basta uma coleta de sangue convencional. É realizada uma análise molecular sofisticada, capaz de identificar fragmentos de DNA de tumores na corrente sanguínea.
A novidade livra pacientes de procedimentos mais caros e invasivos, as biópsias tradicionais, que demandam internação, participação de vários profissionais e têm riscos. O novo método é capaz de indicar a presença do tumor antes mesmo destes se tornarem visíveis em análises convencionais, numa fase em que podem ser bloqueados. Atualmente, sua aplicação é no acompanhamento do tratamento e no controle do tumor.
• Entenda o que é o Adenocarcinoma: Cerca de 40% dos cânceres de pulmão são adenocarcinomas. Esses tumores começam nas células que revestem os alvéolos e produzem substâncias como muco. Este tipo de câncer de pulmão ocorre principalmente em fumantes e ex-fumantes, mas também é o tipo mais comum em não fumantes. É mais frequente em mulheres do que em homens, e é mais propenso a ocorrer em pessoas mais jovens do que outros tipos de câncer de pulmão. O adenocarcinoma é normalmente encontrado nas áreas externas do pulmão. Ele tende a crescer mais lentamente do que os outros tipos de câncer de pulmão, e é mais provável de ser diagnosticado antes de se disseminar.