Peptídeo Natriurético Cerebral - BNP

O pró-BNP e o BNP (brain natriuretic peptide) são marcadores da função miocárdica, sendo úteis no diagnostico auxiliar, monitorização do tratamento e definição de prognostico na insuficiência cardíaca congestiva (ICC).
A dosagem de BNP auxilia no diagnóstico, monitorização do tratamento e definição do tratamento de insuficiência cardíaca congestiva, sendo um marcador mais sensível e específico de alterações cardíacas que outros peptídeos natriuréticos (como o peptídeo natriurético atrial – ANP).
O BNP é secretado em resposta a estresse hemodinâmico, particularmente aumento da pressão intracardíaca e estiramento das fibras miocárdicas. Em paciente com dispnéia (dificuldade respiratória), a elevação do BNP pode apontar a insuficiência cardíaca como fator causal.
Estes peptídeos natriuréicos são sintetizados e armazenados em resposta ao aumento da pressão transmural nas câmaras cardíacas. O pré-hormônio precursor do BNP é um polipeptídeo de peso molecular mais alto, o pró-BNP. Ensaios desenvolvidos para o fragmento N-terminal do pró-BNP (NT-proBNP) tem se mostrado tão eficazes como o
BNP para evidenciar a disfunção ventricular. Apresentam sensibilidade de 82% e especificidade de 92% para diagnostico de ICC.
O BNP aumenta tanto na insuficiência cardíaca por disfunção sistólica, quanto na insuficiência cardíaca por disfunção diastólica, não havendo, entretanto, como diferenciar os dois tipos com base no valor de BNP.