Aguarde, carregando...

Atendimento C. E. em Joaçaba de Segunda-feira a Sexta-feira, das 5:50h às 19:00h e Sábado das 06h às 12h

A Importância da Amamentação para o Bebê

A Importância da Amamentação para o Bebê

O maior ato de amor de uma mãe pelo seu bebê é o seu leite. Amamentar é um fato único na vida de qualquer mulher que não pode ser explicado. Só a mãe pode entender esse ato de uma forma completa. A satisfação e o sentimento de proximidade provocado por esse gesto se manterão para a vida toda, e terão muitos reflexos positivos sobre o bebê e a mãe.

 
Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP entre as décadas de 1990 e 2000 analisou uma tendência existente no Brasil e nos países da América Latina, houve um aumento no Brasil sobre os números de crianças amamentadas exclusivamente até os 6 meses, dados da pesquisa informam que esse número passou de 25,7% para 45%. 
 
A amamentação exclusiva traz muitos benefícios ao bebê, com o leite materno eles possuem menores chances de desenvolverem doenças ou caso estejam doentes, o leite irá ajudá-los a se recuperarem mais rapidamente, pois possui todos os nutrientes que o bebê precisa para crescer e se desenvolver. Possui quantidade de sais, cálcio e fósforo suficiente, além de possuir ferro que é bem absorvido pelo intestino do bebê. Há também proteínas e gordura, além de vitaminas, sendo desnecessária a utilização de complexos vitamínicos.
 
Mesmo em países com clima seco e quente como no Brasil, o bebê que é amamentado pela mãe não precisa nem de água, pois o leite materno já possui a quantidade de água suficiente para a sua nutrição. 
 
Crianças que recebem o leite materno possuem menores chances de se tornarem obesas, também fornece proteção contra infecções e contêm endorfina, que ajuda a suprimir a dor. 
O ato de sugar o seio da mãe é muito importante para o bebê. Com isso, ele desenvolve a mandíbula, dentição e os músculos da face, além de proteger contra alergias.
 
É constatado um benefício social para bebês que são amamentados exclusivamente até os 6 meses. Eles tendem a se socializar mais facilmente, são mais tranqüilos e mais inteligentes. Isso ocorre porque a mãe transmite amor e confiança para o bebê no ato de amamentar, o que vai ser refletido durante toda sua vida. 
 
Para uma amamentação confortável e eficaz é preciso que o bebê esteja em uma posição segura e relaxada para a mãe. Com roupas adequadas para o bebê, deixando seus braços e suas pernas livres. 
 
Apesar de existirem várias fases de amamentação em que o aspecto e a cor do leite materno mudam, todas as fases são de igual importância para o bebê, pois o leite muda suas composições durante esses 6 meses e com isso dará a criança todos os nutrientes que ele necessita durante seu desenvolvimento. 
 
Lembre-se, quanto mais seu bebê sugar seu seio para ser amamentado, mais leite você produzirá, portanto não se preocupe se achar que está produzindo pouco leite, apenas incentive mais sua amamentação. 
 
Com esse ato único de amor materno, seu bebê estará mais protegido contra as doenças e todas as dificuldades de sua vida, além disso, você estará desempenhando um papel muito importante na vida de seu filho. 
 
Fonte: Revista Viva Saúde. 

Resultado On-line

Mais facilidade na consulta de exames