Afinal, chocolate faz bem para a saúde?
A Páscoa é a época do ano em que a oferta e o consumo de chocolate aumentam. Entretanto, para muitas pessoas, todo dia é dia de degustar essa delícia! Mas, afinal, será que o chocolate é um alimento saudável?
Mito ou Verdade?
Chocolate engorda?
Chocolate influencia o humor?
Causa espinhas?
O chocolate é consumido em diversas formas de apresentação, com composições que variam de acordo com os tipos: amargo, ao leite e branco. Em sua fabricação são utilizados massa e manteiga de cacau, açúcar e leite, que fornecem proteínas, gorduras, açúcares, estimulantes (cafeína e teobromina) e flavonoides. Dessas substâncias, a cafeína e a teobromina são responsáveis pela liberação de hormônios que promovem sensação de bem-estar, enquanto os flavonoides atuam como antioxidantes.
Dessa maneira, o chocolate pode sim ser considerado um alimento saudável. Portanto, o ovo de Páscoa pode ser saboreado sem culpa, mas tomando-se cuidado com os excessos. “Trata-se de um alimento energético e, por isso, não deve ser utilizado em grandes quantidades, principalmente o chocolate ao leite e o branco, que possuem maiores quantidades de açúcar”, alerta a nutricionista do serviço de Check-Up e Promoção de Saúde do Fleury, Ana Paula Gonçalves da Silva.
Devido à elevada quantidade de flavonoides, o cacau pode oferecer um efeito cardioprotetor. Essas substâncias protegem contra a ação de radicais livres que, em excesso, podem causar danos em nossas células. Portanto, se for optar por um tipo, deve-se priorizar o consumo do chocolate amargo, mais benéfico à saúde em razão da maior quantidade de cacau.
"Vale lembrar que, quando nos alimentamos, não atendemos apenas às nossas necessidades nutricionais, mas também às emocionais e sociais. Comer chocolate pode ser uma forma de prazer, e cada pessoa vai definir se ele vai exercer um papel de vilão ou de mocinho na sua saúde", completa Ana Paula.
Fonte: Ana Paula Gonçalves da Silva, nutricionista do serviço de Check-Up e Promoção de Saúde do Fleury