Aline Rocha (ARAD/Pasteur) conquista sua primeira medalha em competições internacionais
Aline Rocha (ARAD/Pasteur) conquistou bronze nos 400 metros na classe T54, (prova em “cadeira de rodas”) no Open Brasil Caixa Loterias que aconteceu em São Paulo entre os dias 26 e 28 de abril. Esta foi à primeira competição internacional no ano de 2013 no Brasil e a primeira no currículo de Aline, que para efetivar sua participação, passou antes por uma maratona burocrática para confirmação com laudos em idioma inglês sobre sua lesão física e também análises de seus índices alcançados em outras competições nacionais. Após todo processo, Aline foi licenciada no Comitê Paralímpico Internacional - IPC – e agora as marcas alcançadas em suas participações passam a ser registradas no ranking mundial.
No Open Brasil, a expectativa de Aline Rocha e seu treinador Fernando Orso era estar entre grandes nomes do para-atletismo brasileiro e mundial, a maioria com participação nas Paraolimpíadas de Londres 2012 e assim, adquirir ainda mais experiência. O contato pessoal com os atletas de nível internacional resultou em elogios para Aline, vindos tanto de Ariosvaldo Silva – Parré – único corredor em cadeira de rodas do Brasil medalhista brasileiro em Londres (terceiro no ranking internacional 2012 na classe T53) e de membros da comissão técnica da seleção brasileira, que percebem em Aline um talento que é surpreende nas pistas, principalmente por utilizar uma cadeira de corrida ser de baixa qualidade e com medidas inadequadas para ela. Mas a experiência foi ainda mais satisfatória. Na prova dos 400 metros, Aline Rocha chegou em terceiro lugar conquistando bronze – sua primeira medalha internacional – ficando nesta prova o ouro com a Argentina e a prata para outra Brasileira, porém essa última não entrará para o Ranking Internacional, pois a mesma não foi devidamente licenciada no Comitê Paralímpico Internacional.
Aline volta à Joaçaba ainda mais motivada e experiente para dar continuidade no calendário de provas nacionais em 2013, que preveem competições em São Paulo, Porto Alegre, e Fortaleza. A participação em competições fora do Brasil passam a ser uma tendência natural para Aline conforme seus próximos índices alcançados. Em outubro, a para-atleta compete em casa tendo em vista a realização dos Parajasc 2013 em Joaçaba, Herval d´Oeste e Luzerna. Aline Rocha tem patrocínio e apoio pessoal do Laboratório Pasteur.