Aline Rocha/Pasteur vence homens e mulheres em uma das mais importantes provas de rua do país
“Próximo compromisso já está agendado – dia 31 - Meia-Maratona Internacional do Rio de Janeiro”
Aline Rocha – paratleta da ARAD/Joaçaba que conta com o apoio do Laboratório Pasteur e que desde o início do ano treina em São Caetano do Sul – SP – foi um dos destaques da prova “10 Milhas da Garoto” realizada no domingo, dia 17 de agosto, nas cidades de Vila Velha e Vitória – Espírito Santo.
A prova é uma das mais conhecidas do Brasil, sobre tudo pelos atletas em cadeira de rodas. A 25ª Edição foi organizada pela YESCOM. Com um percurso de 16.090 metros (equivalente a 10 milhas), a prova é considerada difícil. O ponto mais complicado para a categoria cadeirantes é a subida da 3ª Ponte, onde o atleta sai de 3 metros em nível do mar e sobe a 70m em um trecho de aproximadamente 2 km. “Esse ponto é muito difícil, só não é pior do que a subida da Av. Brigadeiro Luiz Antônio (referindo-se a Corrida Internacional de São Silvestre) pelo fato de estar no meio da prova (aproximadamente 4,5km da largada), enquanto a Brigadeiro é literalmente os últimos 2km”, afirmou.
Aline completou a prova em aproximadamente 58 minutos e surpreendeu a todos, sendo a primeira atleta a cruzar a linha de chegada. Dessa vez, ela não só superou a naipe feminino, mas venceu também os homens cadeirantes. Essa foi à primeira vez na história da prova em que uma mulher fez o percurso em cadeira de rodas abaixo do tempo da categoria masculina.
Para o técnico Fernando Orso, o resultado demonstra que o trabalho desenvolvido em São Caetano está surtindo resultado. O próximo compromisso da atleta é no dia 31 de agosto na Meia-Maratona Internacional do Rio de Janeiro. A atleta joaçabense busca ter sua marca homologada pelo Comitê Paralímpico Internacional.