Avaliação de Risco Fetal
A avaliação de risco fetal é o estudo de algumas proteínas maternas (alfa-fetoproteína e beta-HCG. Neste estudo pode-se prever o risco de algumas anomalias como Síndrome de Down e Malformações do Tubo Neural (de espinha bífida à anencefalia).
A introdução de novos marcadores bioquimícos do soro materno constitui hoje o método de rastreamento mais efetivo e é um conceito que vem sendo desenvolvido à pelo menos 15 anos. Nos EUA estima-se que 60% das mulheres grávidas fazem o screening pré-natal.
Com uma simples coleta do sangue da mãe é possivel se prever o risco de malformações do feto ainda intra-útero. Este exame deve ser realizado entre a 14ª e 21ª semana.
Combinado
Teste utilizado para triagem da Síndrome de Down em grávidas entre 10 semanas + 0 dias e 13 semana + 6 dias de gestação, idealmente na 12ª semana. São realizados no sangue dosagens no sangue de bHCG livre e PAPP-A. Além da coleta de sangue, a paciente deve realizar ultra-som obstétrico para medida da Translucência nucal.
Integrado
Teste utilizado para triagem da Síndrome de Down e má formação do Tubo neural em grávidas, em duas etapas. No primeiro trimestre, deve ser coletado sangue (PAPP-A) entre 10ª semana + 0 dias e 13ª semanas + 6 dias de gestação, idealmente na 12ª semana. Além da coleta de sangue, nesta primeira etapa, a paciente deve realizar ultra-som obstétrico para medida da Translucência Nucal. Na segunda etapa, realizada no segundo trimestre, entre 15ª semana + 0 dias e 22ª semanas + 6 dias de gestação, idealmente entre 15ª e 18ª semanas, é realizada nova coleta de sangue (BhCG livre + alfafetoproteína + estriol livre).
Triplo
Teste utilizado para triagem da Síndrome de Down e Má formação do Tubo Neural em grávidas entre 15ª semana + 0 dias e 22ª semanas + 6 dias de gestação, idealmente entre a 15ª e 18ª semana. São realizadas dosagens no sangue de bHCG livre, alfafetoproteína e estriol livre.
Toda gestante, de qualquer idade pode realizar este estudo, sendo apenas necessário preencher o formulário (no laboratório) e fazer uma coleta simples de sangue.