Câncer Colorretal (CRR)
O Câncer Colorretal (CRR) acomete uma parte do Intestino Grosso (o Cólon) e o Reto, bem nas regiões responsáveis pela absorção de água, e que ligam o nosso sistema digestório ao ânus. Possui uma alta prevalência na população, sendo o segundo tipo de câncer mais comum entre homens e mulheres, além de ser o quinto mais frequente no Brasil.
Se descoberto de forma precoce este câncer é tratável e curável na maioria dos casos. Porém se detectado tardiamente pode causar metástase e atingir outros órgãos do corpo.
Na maioria das vezes, ele se inicia a partir do pólipos, que são lesões benignas, porém alguns tipos de pólipos podem se transformar em câncer ao longo dos anos. Além disso, algumas patologias podem aumentar o risco do desenvolvimento deste problema como a presença de Câncer Colorretal Hereditário Não Poliposo (Síndrome de Lynch) e a Polipose Adenomatosa Familiar (PAF).
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento deste câncer são:
- maus hábitos alimentares
- consumo elevado de bebidas alcoólicas
- obesidade e sedentarismo
- histórico pessoal de câncer de ovário e mama
- histórico familiar da doença.
Fique atento pois aproximadamente 20% dos pacientes com Câncer Colorretal ou Pólipos Adenomatosos têm história familiar dessas neoplasias em algum parente de primeiro grau (pai, irmãos ou filhos). Por isto, é tão importante, informar durante as consultas médicas os históricos familiares de câncer, e se você tiver um histórico fazer um acompanhamento periódico com o seu médico.
Fonte: DB Diagnósticos