Câncer de Próstata - Como e quem precisa rastrear?
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum em homens no mundo e o segundo mais comuns no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.Aqui vão as 11 perguntas mais frequentes no consultório médico sobre o “screening” do câncer de próstata.
Cerca de 70.000 pessoas no Brasil são diagnosticadas por ano. A noticia boa é que a maior parte dos cânceres de próstatas são de crescimento lento e provavelmente não acarretarão maiores problemas ao longo da vide de um homem. Porem uma menor parte serão tumores agressivos que poderão se espalhar e causar a morte do indivíduo.
A má noticia é que apesar dos recursos médicos atuais, não conseguimos saber quem são os pacientes com câncer de próstata que irão ter essa forma grave.
Para que você entenda mais sobre o câncer de próstata, vamos responder algumas perguntas:
A prostata é o órgão responsável pela produção de um dos líquidos que compõem o sêmen.A próstata fica de baixo da bexiga que armazena a urina e na frente do reto.
A uretra, que é o canal que leva a urina da bexiga até sua saída na glande passa por dentro da próstata no trajeto e é por isso que quando a próstata cresce, sintomas urinários, como a dificuldade para urinar, começam a aparecer.
Nas fases iniciais da doença o paciente pode não apresentar sintoma nenhum. O que também não significa que quem tem sintoma esteja em fase avançada da doença. Na verdade os sintomas podem estar relacionados a diversas outras doenças que não são câncer. Os sintomas podem ser vários, dentre eles:
- Dificuldade pra começar a urinar.
- Jato urinário fraco ou intermitente, as vezes necessitando de fazer força para urinar.
- Necessidade de urinar varias vezes ao dia.
- Necessidade de acordar varias vezes para urinar.
- Pequenos escapamentos de urina sem querer.
- Presença de sangue na urina ou no sêmen.
Se você tem algum desses sintomas, você deve procurar seu médico imediatamente.
O médico especialista que estuda e avalia as doenças de próstata se chama, urologista.
Seu médico de familia ou clínico geral poderá também fazer os exames para o diagnóstico do câncer de próstata e ele deverá encaminha-lo ao urologista no momento que achar necessário.
Não, hiperplasia de próstata é uma doença muito comum em homens que também causa sintomas urinários e tem tratamento, porém não é câncer e não tem risco de se espalhar como o câncer.
Os exames são:
- Exame clinico com o toque retal.
- Exame de sangue com a dosagem do PSA.
- Exames de imagem como a ultrassonografia e a ressonância nuclear magnética.
Desses exames, o toque retal e o PSA são sempre os que irão iniciar uma investigação das doenças de próstata.
Calma, não entre em pânico! Em primeiro lugar porque nem todo PSA aumentado é cancer, diria até que a maioria dos exames de PSA aumentados são por conta de outras doenças benignas da próstata. Dentre as coisas que podem elevar o PSA estão:
- Hiperplasia benigna de próstata.
- Infecção na próstata, a prostatite.
- Traumas como andar de bicicleta, o próprio toque retal (por isso pede-se o exame de PSA antes do toque), sexo anal e etc..
- A ejaculação.
É por isso que pede-se para que antes de se colher o exame de sangue para dosar o PSA, o indivíduo fique sem fazer sexo, se masturbar ou andar de bicicleta por 48 horas.
Em segundo lugar mesmo que seja câncer, como disse anteriormente, a maioria dos canceres de próstata não são agressivos. Agora, não entrar em pânico não significa relaxar. Procure seu médico IMEDIATAMENTE!
Vou citar aqui somente os dois fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento do câncer de próstata.
- A sua etnia: pessoas negras ou afrodescendente tem uma chance maior de desenvolverem câncer de próstata.
b- A sua história familiar: pessoas com parentes diretos, ou seja, pai ou irmãos biológicos com câncer de próstata tem um risco elevado de ter câncer de próstata também. Se você teve ou tem mãe ou irmãs biológicas com câncer de mama com a presença do gene BRCA, você também tem um risco aumentado de desenvolver câncer.
Aqui vão algumas regras:
- Se voce tem sintomas urinários: AGORA! Pega o telefone e marque com seu médico já.
- Se você tem um dos dois fatores de risco que descrevi acima, alguns médico recomendam começar a fazer os exames a partir de 40 ou 45 anos.
- Se você não tem nenhum dos dois fatores de risco que descrevi acima, a partir dos 50 anos de idade.
De preferencia a cada 2 anos e até os 70 anos de idade. A partir dos 70 anos de idade seu médico decidirá com você se irá continuar pedindo exames.
Como é feito o diagnóstico definitivo para saber se tenho câncer de próstata?
O diagnóstico definitivo é feito realizando-se uma biópsia de próstata. Para se fazer uma biópsia o médico retira um fragmento, um pedaço pequeno da próstata para analisar com um microscópio a presença de células cancerígenas. É um procedimento invasivo, porém não chega a ser uma cirurgia. Somente será necessário se os exames mostrarem alguma alteração e seu médico achar indicado.
Sim. Existem medicamentos para se tratar os sintomas e medicamentos para se tratar o câncer. Além das medicações, existem a radioterapia local e a própria cirurgia para a retirada da próstata ou parte dela. Qual tratamento é o mais adequado para você caso tenha câncer de próstata, será discutido com seu médico diretamente. Não esqueça de perguntar para ele sobre o benefício e os efeitos colaterais de cada uma das opções.
O “screening” para a detecção precoce do câncer de próstata em pacientes assintomáticos é matéria controversa até mesmo entre os especialistas. As recomendações variam dependendo dos recursos e das condições dos pacientes. Se você tem sintomas, SIM voce vai ter que passar por uma avaliação completa e provavelmente seu médico urologista irá incluir o toque retal. Se você é assintomático, ou seja, não tem sintomas, e a intensão é de “screening” apenas, alguns trabalhos mostram que um exame de PSA normal pode ser o suficiente. Deixe de lado o preconceito e converse com seu médico a respeito.
Fonte: http://blog.infohealth.com.br/cancer-de-prostata-como-e-quem-precisa-rastrear/