Cortisol x Estresse
O cortisol é um hormônio corticosteroide produzido pela parte superior da glândula supra-renal. Este hormônio é conhecido como “Hormônio do Estresse”, pois ativa respostas do corpo ante situações de emergência.
Em proporções normais, este hormônio é fundamental para o bom funcionamento do corpo, melhorando a capacidade integrativa do organismo com o meio, bem como buscando restaurar a homeostase.
Embora o cortisol seja necessário em nosso organismo, quando este se encontra em excesso no sangue, poderá causar danos a saúde. No caso de estresse prolongado, o organismo terá seus processos fisiológicos desregularizados, podendo causar aumento do risco de: obesidade, hipertensão, diabetes, infarto, derrame, aumento do colesterol, da pressão e dos triglicerídeos, imunossupressão (sistema imunológico baixo), alteração dos padrões de sono, dores musculares, depressão e danificação das células do hipocampo, levando a diminuição da capacidade de aprendizagem e colocando em risco os sistemas de cognição.
Para termos nosso equilíbrio bioquímico, psicofisiológico e hormonal, é imprescindível adotarmos uma conduta de vida mais harmoniosa seja no campo físico ou mental.
A relação entre estresse e cortisol é tão grande, que é possível medir o nível de estresse através da taxa de cortisol na saliva. No entanto, o exame mais comum para detectar sua taxa é o de sangue, sendo feito pela manhã entre às 7 e 9h (idealmente às 8h) pois é nesse período que o hormônio atinge o seu pico máximo no seu organismo.
Fique atento aos sinais que seu corpo emite, pois o sintoma é a linguagem do corpo. Caso perceba que existe algo errado, procure um médico e para maiores informações entre em contato com nossa central em Joaçaba através do telefone 49 3522-0166 ou em uma de nossas unidades.
"Mude sua filosofia de vida, procurando entender a causa do seu estresse. Não existe cura sem mudança interior. Portanto, reveja seus hábitos, pois recursos paliativos não resolvem o problema."