Dicas para prevenir a diabetes em crianças
Novos estudos identificam várias causas do crescimento epidêmico da obesidade infantil e da diabetes tipo 2 em crianças. Entre eles estão:
- Falta de atividade física
- Tamanho grande das porções
- Aumento da ingestão de bebidas açucaradas
De acordo com os pesquisadores, uma abordagem de senso comum para a prevenção e o tratamento da obesidade infantil e da diabetes tipo 2 em crianças precisa focar nos ambientes doméstico e escolar.
Alguns passos sugeridos incluem reservar tempo para refeições saudáveis e atividade física em casa, eliminar alimentos não saudáveis como refrigerantes e doces das cantinas escolares, e aplicar mais impostos de saúde em comidas fast food e refrigerantes.
Aqui estão algumas dicas para ajudar seu filho a escolher corretamente quando de trata de alimentos:
- Planeje seu menu. Se seu filho come na cantina da escola, peça a ele ou ela que traga para casa cardápio da lanchonete para que você decidam as seleções de refeições com antecedência.
- Ofereça refeições saudáveis em casa. Quando você tem a opção de escolher alimentos para seus filhos, é bom fazer um esforço extra para garantir que eles sejam saudáveis e com pouco carboidratos e açúcar. É também importante oferecer porções de tamanho apropriado.
- Evite as máquinas de salgadinhos e refrigerantes. Encoraje seus filhos a escolher na lanchonete da escola um suco natural ou vegetais e frutas, em vez de um pacote de salgadinhos, um doce ou uma lata de refrigerante da máquina.
- Faça com os filhos uma viagem de campo ao supermercado. Envolva seus filhos na seleção de alimentos saudáveis, incluindo frutas, vegetais, laticínios magros (desnatados ou semi-desnatados) e grãos integrais. Eles ficarão mais entusiasmados em comer os alimentos saudáveis que eles ajudaram a escolher.
- Seja um exemplo. A coisa mais importante que os pais podem fazer para encorajar seus filhos a comer saudável é também comer saudável. O exemplo vem de casa. Se você come "lixo", então eles também comerão "lixo".
Todos os dias, milhões de pais lutam para fazer seus filhos comerem melhor. Com a obesidade infantil em ascensão, a importância de comer de modo saudável não pode ser sutil. E para os mais jovens com diabete - cujos números também estão crescendo - isso é até mais crucial.
Uma maneira de encorajar o comer melhor é envolver a criança no preparo das refeições. Mas importante, trabalhar junto na cozinha é uma oportunidade de ensinar à criança o que é boa comida.
Envolver as crianças no preparo dos alimentos dá a eles o domínio sobre o que elas estão preparando e as encoraja não apenas a experimentar novos alimentos, mas a compreender a importância e os benefícios dos alimentos saudáveis.
Para aqueles de paladar melindroso, introduza um novo alimento três ou quatro vezes mais, pedindo à criança para dar só uma mordidinha. Não crie caso ou o obrigue a comer o novo alimento. Apenas continue oferecendo, pedindo apenas uma mordida.
Fonte: Revista Uol Saúde.