Formas de tratar a sinusite
Basta a temperatura baixar para quem sofre dessa enfermidade se preocupar. Conheça as opções de tratamento do problema comum em todas as faixas etárias
Vírus e bactérias são os grandes responsáveis pela inflamação e irritação da mucosa que reveste o nariz e a cavidade paranasal, conhecida como rinossinusite ou sinusite. Mas estresse, ansiedade e cansaço podem facilitar a formação do quadro – e até mesmo alergias e fungos estão na jogada. A doença pode ser aguda, de rápida apresentação e cura, ou crônica, quando se arrasta por mais de três meses. Além de se recomendar boa hidratação e alimentação, prescreve-se ainda o uso de anti-inflamatórios, analgésicos, descongestionantes e antibióticos. Os médicos epacientes devem usar o mínimo possível de antibióticos, pois eles matam não só as bactérias ruins para o organismo, mas também as boas. Na maioria das vezes, a sinusite é causada por vírus e melhora em cinco dias. Somente se progredir, usam-se antibióticos. Quando a doença não é curada, há complicações bem graves, como meningites e acúmulo de pus cerebral ou nas cavidades dos olhos. Mas isso é raro.
BRUNO ROSSINI, médico otorrinolaringologista do corpo clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Hospital 9 de Julho (SP).
A acupuntura é coadjuvante no tratamento da doença, tanto no alívio das crises quanto contra recidivas nos casos crônicos. O objetivo é harmonizar os órgãos relacionados à mucosidade, sedando o que está em excesso e tonificando o que está em falta. Um dos preceitos da técnica é o de que o corpo possui meridianos que o conectam integralmente, formando uma rede de energia vital. A sinusite seria uma mucosidade que deriva do acúmulo de umidade nele, cujo equilíbrio é de responsabilidade do baço e do pâncreas, segundo a medicina tradicional chinesa (MTC). A doença resulta da obstrução dos meridianos dos seios da face, com o catarro impedindo o fluxo energético. O tratamento dissolve a mucosidade, dispersando a energia etmoidal (próxima à cavidade nasal) da cabeça, e pode ser feito nos meridianos relacionados ao baço, ao pâncreas, ao fígado e ao pulmão – órgãos que regem os seios faciais.
REGINA ARES, do Núcleo de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio-Libanês (SP).
3 - Invista em alimentos que fortalecem a imunidade. Para revigorar o organismo, em jejum, beba suco natural de frutas (uva, caju, goiaba, pitanga, limão, laranja e acerola). Leite e derivados e farinhas brancas intensificam a doença. O excesso de albumina e outros compostos fazem do leite um dos produtos com o maior poder de aumento das secreções. Para a recuperação, tire proveito do abacaxi e de chás quentes. O vapor desobstrui as cavidades nasais. Cozinhe uma fatia grossa da fruta com dois talos de canela, um pouco de gengibre, e dez gotas de própolis. Beba muita àgua.
GIOVANNA ARCURI, nutricionista e membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF).
Fonte: Revista Viva Saúde.