Aguarde, carregando...

Atendimento C. E. em Joaçaba de Segunda-feira a Sexta-feira, das 5:50h às 19:00h e Sábado das 06h às 12h

Água para Consumo Humano

Água para Consumo Humano

Água potável é aquela que apresenta certas características que a torna adequada ao consumo humano. Essas características de qualidade, devidamente classificadas e quantificadas, constituem o Padrão de Potabilidade.

O controle de qualidade da água para o consumo humano é uma função tecnológica, que fornece informações que permitem manter um sistema público de abastecimento de água em condições de produzir e manter a potabilidade da água distribuída à população.

A água é uma necessidade vital para qualquer ser vivo e é utilizada para diversas finalidades, sendo necessária a apresentação de diversas características para que ela possa ser caracterizada como potável. A potabilidade da água é definida através de um conjunto de parâmetros estabelecidos por normas e legislações sanitárias.

Como a água é habitada por diversos tipos de microorganismos e se não tratada pode ser motivo de transmissão de doenças infecciosas e parasitárias são realizadas análises para verificar os parâmetros bacteriológicos, conheça os principais parâmetros analisados: As bactérias do grupo coliforme habitam o intestino de animais mamíferos, como o homem, e são largamente utilizadas na avaliação da qualidade das águas.

• Coliformes totais: São grupos de bactérias gram-negativas, que podem ou não necessitar de oxigênio, e não formam esporos, e são associadas à decomposição de matéria orgânica em geral.

• Coliformes Fecais: Também chamados de Coliformes Termotolerantes, pois toleram temperaturas acima de 40ºC e reproduzem-se nessa temperatura em menos de 24 horas. Além de presentes em fezes humanas e de animais podem, também, ser encontradas em solos, plantas ou quaisquer efluentes contendo matéria orgânica.

• Escherichia coli: É abundante em fezes humanas e de animais, tendo, somente, sido encontrada em esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.

• Bactérias Heterotróficas: Indicam a ocorrência de poluição microbiológica. Entretanto, este grupo não possui ação patogênica. Uma ocorrência excessiva deste grupo indica infestações gerais, podem tambem apresentar metabolismo tanto anaeróbio como aeróbio, realizando a decomposição de carboidratos, proteínas, ácidos orgânicos e álcoois, produzindo sobretudo NO3- e SO4- . Dentro deste grupo encontramos alguns gêneros de bactérias bastante conhecidos como as Pseudomonas, Clostridium e Enterococcus.

• PORTARIA Nº 2.914, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011 que: Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Padrão de potabilidade para substâncias químicas que representam risco à saúde como: Orgânicos, Agrotóxicos, Inorgânicos, Desinfetantes, Cianotoxinas, Radioatividade e padrões organolépticos de potabilidade.

• Portaria n° 2.914, de 12 de dezembro de 2011 – Dispõe sobre os procedimentos de controles e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

 

Resultado On-line

Mais facilidade na consulta de exames