IgE específico para látex
IgE específico para látex é um teste que avalia a presença, na amostra testada, de anticorpos IgE contra alérgenos derivados do látex.
A borracha natural é o produto do processamento do citosol, ou látex, da árvore Hevea brasiliensis. É uma matéria prima de importância fundamental, utilizada na manufatura de diversos produtos comerciais, como pneus, preservativos, balões e luvas. Já foram identificados treze alérgenos diferentes presentes no látex da Hevea brasiliensis.
Exposição ocupacional e predisposição atópica são os principais fatores de risco para a alergia ao látex. A alergia ao látex é causa importante de alergia ocupacional em trabalhadores da área de saúde. Trabalhadores da construção civil e restaurantes, cabeleireiros e jardineiros também são alguns outros profissionais sob risco.
Um grupo de risco importante é representado por pacientes com exposição frequente ao látex devido à realização de múltiplas intervenções cirúrgicas.
A exposição ao látex pode desencadear tanto reações imunológicas, como dermatite de contato, urticária, asma, rinoconjuntivite e anafilaxia, quanto reações não imunológicas, como dermatite irritativa local.
Alguns pacientes com alergia ao látex podem apresentar reações alérgicas cruzadas com algumas frutas e vegetais, constituindo a síndrome látex-fruta. Os principais alimentos relacionados são: abacate, kiwi, banana, batata, tomate, castanha e mamão.