Aguarde, carregando...

Atendimento C. E. em Joaçaba de Segunda-feira a Sexta-feira, das 5:50h às 19:00h e Sábado das 06h às 12h

Inovação no diagnóstico de câncer de próstata com o exame PHI.

Inovação no diagnóstico de câncer de próstata com o exame PHI.

Fonte Laboratório Diagnósticos do Brasil

O Índice de Saúde Prostática (PHI), oferece informações precisas sobre os níveis elevados de PSA no paciente e a probabilidade do desenvolvimento de câncer de próstata. O exame é realizado a partir da combinação de três testes sanguíneos (PSA, PSA livre e p2PSA), que resulta na chamada “pontuação do phi”.

Por se tratar de um exame de alta sensibilidade, o PHI pode reduzir as indicações de biópsias em 15% a 36% (de 1 a cada 3 homens), portanto pode ser utilizado como uma ferramenta de triagem em relação ao câncer de próstata.

A biópsia geralmente é solicitada pelo médico quando o paciente apresenta níveis de PSA Total elevado. O problema é que nem sempre o índice de PSA alterado significa que o paciente tenha desenvolvido algum tipo de tumor.

Estudos revelam que em média, 75% das biópsias de próstata retornam negativas. O índice de saúde da próstata proporciona mais segurança ao paciente quanto a necessidade de partir para uma opção mais invasiva e agressiva.

Nairo Sumita, médico e diretor científico da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), acredita que o sistema de saúde terá uma economia significativa com a utilização desse método, “pois um alto número de procedimentos cirúrgicos desnecessários será evitado.”

Para quem o teste genético é indicado?

O teste é indicado para homens com o seguinte perfil:

50 anos ou mais;
Que tenham apresentado resultado do PSA total entre 2,0 e 10,0 ng/mL;

É necessária solicitação médica para realização do exame PHI?

Não. O teste pode ser realizado em conjunto com os demais exames preventivos anualmente, uma vez que se trata um exame de sangue simples que visa reduzir biópsias desnecessárias e diagnósticos excessivos.

Benefícios do teste.

Teste de alta sensibilidade;
3x mais específico que PSA Total isolado¹;
Laudo personalizado;
Procedimento não-invasivo;
Evita biópsias desnecessárias.

Resultado On-line

Mais facilidade na consulta de exames