Intolerância ao Glúten
Doença Celíaca X Sensibilidade ao Glúten não Celíaca
Existem dois diagnósticos com alterações gastrointestinais diferentes para a intolerância ao glúten: a doença celíaca ou a sensibilidade ao glúten não celíaca.
A doença celíaca é uma doença autoimune crônica e que afeta o intestino delgado, causada por uma reação adversa ao glúten em pessoas que apresentam uma predisposição genética. Neste quadro, um componente do sistema imunológico faz com que a mucosa do intestino se inflame, causando uma série de problemas ao organismo.
No caso da sensibilidade ao glúten não celíaca, o alimento que contém glúten também não é bem aceito pelo organismo, mas nela não ocorre um impacto tão grande como no caso da doença celíaca.
Essa sensibilidade é mais um desconforto, sendo que os sintomas estão basicamente relacionados ao processo de digestão. Ela prejudica a qualidade de vida em razão das dores e incômodos que provoca, mas não se trata de um problema autoimune e não acarreta em distúrbios nutricionais.
Não existe somente um exame capaz de identificar a intolerância ao glúten. Além da análise clínica feita pelo próprio médico, é necessário realizar uma série de exames de sangue, que são:
Anti-endomísio (IGG, IGM e IGA);
- Transglutaminase tecidual (IGG e IGA);
- Gliadina (IGG, IGM e IGA);
- Estudo molecular DQ2;
- Estudo molecular DQ8.
Após a análise do resultado dos exames, juntamente com a avaliação clínica, seu médico terá o diagnóstico necessário para seu tratamento.
Fonte: Ativo Saúde