Laboratório Pasteur e Aline Rocha promovem encontro com alunos e professores de Joaçaba
Nesta segunda-feira 26 de setembro, o Laboratório Pasteur de Análises Clínicas e a para-atleta Aline Rocha, juntamente do técnico Fernando Orso, realizaram um grande encontro com alunos e professores da rede pública de ensino de Joaçaba. O evento foi alusivo ao retorno de Aline após sua participação nas Paraolimpíadas Rio 2016 onde classificou-se entre as 10 melhores do mundo em sua categoria. Também marcou o início das atividades relativas ao aniversário de 30 anos do laboratório, comemorado neste mês de setembro. Aline Rocha é patrocinada pela empresa desde o ano de 2012 e neste período teve grande transformação em sua vida como atleta e soma conquistas em competições realizadas em vários continentes. Há dois anos residindo em São Caetano do Sul, foi em busca de melhores oportunidades para treinamento, mas os laços entre patrocinador e atleta mantém-se fiéis mesmo com a distância. A primeira visita aconteceu na Escola de Educação Básica Julieta Lents Puerta, na localidade de Nova Petrópolis, que parou todas as atividades para recepção da comitiva. Aproximadamente 200 crianças acompanhadas pelos professores ouviram depoimentos do diretor do Laboratório Pasteur doutor Gláucio Grando Galli, do técnico Fernando Orso e de Aline Rocha. Na recepção, uma surpresa; a comitiva foi recepcionada pela talentosa e reconhecida fanfarra da escola. O segundo encontro aconteceu no Auditório do Colégio Celso Ramos e contou com presença de alunos do próprio colégio e também do CERT (Centro de Educação Roberto Trompowski ), também acompanhados dos professores.
Nos dois encontros, Doutor Gláucio relatou que o objetivo do evento estava relacionado ao projeto de acessibilidade encabeçado pelo Laboratório que tem por objetivo conscientizar e “plantar uma semente para o amanhã”. Em suas palavras ressaltou a satisfação da empresa na parceria com a para-atleta que serve de inspiração pelos seus exemplos de superação. O técnico Fernando Orso explanou sobre a trajetória de Aline desde que conheceu o esporte através da ARAD – Associação Regional dos Atletas com Deficiência e disputou provas locais e regionais como os Para-Jasc, até a mudança para o estado de São Paulo, aquisições de cadeiras de roda esportivas adaptadas e as competições nacionais e internacionais. Aline é hoje tetra campeã da Maratona de São Silvestre, obteve conquistas no Circuito Caixa de Atletismo em diversos estados no Brasil e vários países entre América do Norte, Europa e Ásia. Conforme Orso, a maior dificuldade em relação às Paraolimpíadas foi não poder estar junto com a delegação brasileira e acompanhar os treinamentos e provas de Aline, já que desde o começo da carreira, a dupla sempre trabalhou unida.
Por sua vez Aline relatou aos presentes toda a sua trajetória, seu contato com o para-desporto e a ascensão meteórica até as competições internacionais. Conforme Aline, a parceria e apoio do Laboratório Pasteur foi fundamental para a sequência de sua carreira e a chegada nas Paraolimpíadas, que segundo ela, foi de emoção inexplicável. “Algo tão grandioso, tão lindo e você fazendo parte de tudo aquilo não se tem palavras para explicar a emoção”. A atleta também destacou a dificuldade em se ambientar aos treinamentos da seleção e desempenho nas provas com ausência do namorado e técnico Fernando, já que sempre realizaram todos os treinos e competições juntos. “Mas, estar na seleção é realização de um grande sonho e que nos dá muito orgulho”. Todos os presentes confraternizaram com Aline percebendo nela um verdadeiro exemplo de superação e conquistas. No encerramento, o Laboratório Pasteur distribuiu a todos os presentes mudas de árvores frutíferas com embalagem personalizada da empresa, transmitindo a mensagem sobre plantar uma semente para amanhã. Os presentes receberam ainda a Revista Bio-Lógico Volume 3, alusivo aos 30 anos do Laboratório e que traz Aline Rocha na capa e um conteúdo infantil que explica sobre acessibilidade e direitos e deveres das crianças. Por ações e projetos semelhantes, há 3 anos consecutivos o Laboratório Pasteur é portador do selo da Abrinq reconhecido como Empresa Amiga da Criança. Fundado em 1986, a empresa chega aos 30 anos de atividades com Central de Atendimento em Joaçaba e 20 Unidades de Aproximação em todo meio oeste catarinense, firmando-se como umas das maiores estruturas humanas e tecnológicas de Santa Catarina.