Aguarde, carregando...

Atendimento C. E. em Joaçaba de Segunda-feira a Sexta-feira, das 5:50h às 19:00h e Sábado das 06h às 12h

Obesidade aumenta chances de hérnias de disco

Obesidade aumenta chances de hérnias de disco

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 50,1% dos homens brasileiros com mais de 20 anos estão acima do peso; entre as mulheres, o número é de 48%. São considerados obesos 12,4% dos homens e 16,9% das mulheres. E não é mais novidade que a obesidade já deixou de ser um problema somente estético, e é considerada um dos principais fatores para a decorrência de doenças graves como a  diabetes tipo 2 doenças cardíacas, pressão alta e infarto.

Além disso, o sobrepeso pode atingir a coluna vertebral - 25% das pessoas obesas apresentam mais de chances de sofrer dores na coluna. Segundo o neurocirurgião membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) Mauricio Mandel, para ter a coluna afetada não é necessário entrar na categoria de obeso: cada 10 quilos a mais do que o recomendado aumenta o risco de dor nas costas, sobretudo, hérnias de disco.

 “As pessoas obesas são as que mais enfrentam hérnias de disco, pois a obesidade sobrecarrega o peso sobre a coluna vertebral e pressiona os discos, causando uma hérnia no futuro. Mas o que muita gente não sabe é que não são apenas os obesos que correm esse risco. Aqueles que brigam com a balança também estão expostos a alterações na coluna”, explica.

Causas e tratamento

A doença é provocada por uma lesão dos discos que compõem a coluna vertebral. Esses discos estão localizados nas vértebras e agem como amortecedores, absorvendo os choques. 80 a 90% das hérnias de disco podem ser tratadas sem cirurgia, ou seja, apenas com tratamentos convencionais que envolvem fisioterapia, exercícios físicos e medicamentos prescritos por um médico. Porém, quando a pessoa é obesa a cirurgia pode ser a mais indicada. 

“A cirurgia de hérnia de disco é indicada somente quando há perda motora ou de reflexo. Além disso, pacientes acima do peso são mais propensos a ter que passar por uma cirurgia para o tratamento cirúrgico da hérnia de disco em comparação a pacientes que não são obesos”, destaca Mandel.

Apesar disso, o especialista ressalta que pessoas com IMC (Índice de Massa Corporal) superior a 40 - que são consideradas obesas - têm a chance aumentada de não ter um processo cirúrgico bem sucedido.

Para que tudo ocorra sem complicações, tentar perder um pouco de peso é o primeiro passo para pessoas com obesidade evitarem e tratarem doenças da coluna. “O paciente obeso deve se preparar antes de submeter ao tratamento cirúrgico. É importante que ele comece adotando hábitos saudáveis”, diz Maurício, que também recomenda a prática de atividades físicas para combater as dores. “O exercício compensa a fraqueza muscular típica dos pacientes com hérnia de disco”.

 Fonte: Revista Viva Saúde

 

Resultado On-line

Mais facilidade na consulta de exames