Orientações para possíveis resultados de Câncer do Colo do Útero
O tratamento do câncer de útero depende do estágio no qual se encontra a doença no momento do diagnóstico. Nos casos iniciais, deve ser realizada a retirada de todo o útero: incluindo o colo, o corpo, as trompas e os dois ovários. Devido alguns fatores de risco relacionados ao câncer de útero que podem aumentar a chance da doença voltar no futuro, deve ser feita a retirada das ínguas do ventre (linfonodos da pelve) e das ínguas do abdômen (linfonodos para-aórticos), bem como biópsias outras e retirada do omento maior: um avental de gordura que se prende ao cólon transverso (parte do intestino grosso). Essa cirurgia pode ser feita pela via convencional, laparotômica, onde se faz um corte na parte inferior do abdômen, com extensão até dois dedos acima do umbigo.
Em alguns casos, é possível realizar a cirurgia pela via laparoscópica, onde se utiliza pinças compridas através de 4 ou 5 pequenos cortes na barriga. Neste caso, os órgãos dentro do abdômen são filmados por uma microcâmera de vídeo de alta definição, com transmissão para um monitor. Em ambos os casos, a cirurgia realizada por dentro é igual, diferenciando-se apenas no tamanho da cicatriz. A mulher com diagnóstico de câncer de útero deve conversar com seu médico sobre a indicação de cirurgia para seu caso, inclusive da possibilidade de cirurgia menos invasiva, como a videolaparoscópica.
Quais são os estágios do câncer de útero?
O câncer de útero é classificado em estágios na dependência da situação do tumor no momento do diagnóstico.
Estágio I - Quando o câncer de útero está restrito ao útero
Estágio II - Quando o tumor compromete o colo do útero.
Estágio III - Se houver acometimento de trompas e ovários, ou ínguas (linfonodos).
Estágio IV - Se o tumor estiver atingindo o reto, a bexiga ou outros órgãos, é estágio IV.
Quais as medidas adequadas para ter uma vida saudável após e durante o tratamento de câncer de útero?
Manter bons hábitos de vida é importante para facilitar o tratamento de qualquer tipo de câncer. No caso do câncer de útero, é fundamental manter uma dieta balanceada (incluindo legumes, frutas, carnes magras e evitando-se gorduras e doces). Se houver sangramento tipo menstrual de volume maior, a mulher deve evitar realizar esforços físicos intensos, incluindo levantar pesos e manter relações sexuais.
Após o tratamento, manter o peso adequado, incluindo exercícios físicos regulares, cuidar da diabete e da pressão alta. A dieta balanceada, com pouca fritura, gordura e açúcar ajuda muito a controlar o peso.