PROPSA (Índice de Saúde da Próstata)
O câncer de próstata é uma das principais causas de mortalidade masculina. O antígeno específico da próstata (PSA) presente em soro é um marcador amplamente utilizado na detecção precoce do câncer de próstata, porém sua especificidade é limitada.
O termo proPSA refere-se a uma série de percursores inativos de PSA secretados pelas células prostáticas. É possível detectar três formas truncadas de proPSA em soro, sendo elas: [−2], [−4] e [−5,−7]. O valor de [−2]proPSA é significativamente mais elevado em tumores de próstata comparado a tecidos benignos.
O Teste proPSA consiste em um ensaio que determina o valor de [−2]proPSA juntamente com as concentrações de PSA e PSA livre (fPSA), para calcular o índice de saúde prostático (PHI), desenvolvido para facilitar a determinação do risco de câncer de próstata em amostra de soro.
A medição de PHI aumenta a precisão da detecção de câncer de próstata em comparação com o PSA ou o fPSA, particularmente no grupo de pacientes com resultado de PSA entre 2 e 10ng/ml.
Converse com seu médico e previna-se.