Aguarde, carregando...

Atendimento C. E. em Joaçaba de Segunda-feira a Sexta-feira, das 5:50h às 19:00h e Sábado das 06h às 12h

Saiba como combater o sedentarismo

Saiba como combater o sedentarismo

Se você passa boa parte do seu dia sentado, saiba que tem bons motivos para se levantar da cadeira. A Universidade de Leicester, na Inglaterra, revisou 18 estudos de saúde e concluiu que pessoas sedentárias têm até duas vezes mais chances de desenvolver o diabetes. “Os principais fatores estão relacionados ao aumento da resistência à insulina e, consequentemente, dos níveis sanguíneos da glicose. A má alimentação de um indivíduo sedentário, como o consumo excessivo de doces, também contribui para o desenvolvimento da doença”, lista Moisés Cohen, chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Veja mais dicas para combater o sedentarismo

Mas há outros problemas que rondam os sedentários. Uma pesquisa da Universidade de Sydney, na Austrália, apontou que adultos com mais de 45 anos que passam horas sentados têm o dobro de chances de morrerem três  anos quando comparados aos mais ativos. A relação entre o sedentarismo e o câncer também é trágica: 12,5% a mais de probabilidade de desenvolver a doença, principalmente o câncer de mama. Para completar, o maior risco de uma pessoa sedentária sofrer de doença vascular varia de 7% a 10%. “Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo responde anualmente por mais de cinco milhões de mortes no mundo”, reforça Cohen.

 

UDANDA DE HÁBITO 

Para sair da faixa do sedentarismo é fácil: basta praticar atividades físicas 30 minutos diários. O tipo de exercício escolhido fica por conta do freguês. “Mas antes de iniciar, deve-se passar por uma adequada avalição médica. Além disso, a orientação de um profissional da área, como educador físico e fisioterapeuta, é importante para melhorar a performance e diminuir o risco de lesões”, adverte o médico Cohen.

alimentação balanceada com todos os grupos alimentares também conta pontos. Enquanto os carboidratos presentes nas frutas e massas fornecem energia, as proteínas das carnes, leguminosas e derivados de leite ajudam na reconstrução muscular. Além disso, as gorduras são fundamentais para o transporte de vitaminas e sais minerais no organismo.

 

CHECK-UP PARA OS SEDENTÁRIOS 
Antes de começar a suar a camisa, o sedentário deve marcar um bate-papo com um clínico geral para avaliar suas condições físicas. Além da checagem da pressão arterial, exames de sangue ajudam a avaliar o nível de glicose, de colesterol e se há indícios de anemia e infecções. Algumas pessoas precisam de cuidados especiais. É o caso de pacientes com histórico de infarto, hipertensão arterial, diabetes ou colesterol alto. 

O mesmo vale para pessoas que têm maior risco de sofrerem doenças do coração, como obesos, fumantes, maiores de 35 anos e aqueles com antecedentes familiares de doença cardíaca. “Nesses casos, é indicada a realização de um eletrocardiograma de repouso e de um teste de esforço”, orienta Luiz Augusto Riani, médico do esporte e fisiologista do laboratório Alta Excelência Diagnóstica (SP). Conhecido como teste ergométrico, o teste do esforço avalia a atividade elétrica do coração durante o exercício físico. Ele é considerado uma importante ferramenta para os atletas de plantão, pois detecta isquemia miocárdica, arritmias cardíacas e distúrbios induzidos pelo esforço.

 

Fonte : Revista VivaSaúde Edição 133

Resultado On-line

Mais facilidade na consulta de exames