Saiba tudo sobre a vacina contra gripe
A vacina é eficaz, pois garante até um ano de proteção imunológica e pode evitar casos graves da doença.
Ainda sim, existem mitos sobre a imunização: a ideia de que a injeção é composta por vírus vivo e pode desencadear gripe ou acarretar implicações colaterais severas após a aplicação, o que é desmentido por médicos. “A vacina pode causar inflamação local, leve mal-estar ou febre passageira”, informa Renato Kfouri, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Mas esses sinais não são graves, e passam em até dois dias. Além disso, o efeito da vacina não é imediato: o corpo precisa de 15 dias para iniciar a produção de anticorpos e iniciar a proteção.
Ela é composta por hemaglutinina, neuraminidase, traços de proteína do ovo e água para injeção. Essas substâncias são capazes de gerar as respostas do sistema imunológico e fazer com que produza anticorpos.
Hemaglutinina: reconhece as células, e as liga ao vírus receptor do aparelho respiratório. Além de aglutinar hemácias (glóbulos vermelhos do sangue).
Neuraminidase: também exerce a função de reconhecimento, mas auxilia o vírus a deixar a célula que ele invadiu.
Traços da proteína do ovo: nutriente com características imunizantes. Na produção da vacina, há ovos embrionários de galinha.
Água para injeção: atua como diluente e solvente.
CAMINHO QUE A VACINA PERCORRE
1. A aplicação é intramuscular ou subcutânea.
2. Depois, cai na corrente sanguínea.
3. Estimula os linfócitos B (células que constituem a imunidade) a induzirem a produção de anticorpos específicos.
QUEM NÃO PODE TOMAR?
Pessoas com grave alergia a ovo ouque apresentem quadro febril (mas se estiverem 48 horas sem febre, a vacina pode ser administrada).
GRUPO DE RISCO
Idosos, gestantes, crianças com idade entre seis meses e cinco anos e pessoas com doenças crônicas como HIV/Aids, cardiopatias, diabetes e hipertensão. O Ministério da Saúde recomenda que o público com esse último perfil leve a receita médica na hora de se vacinar.
A VACINA NÃO PODE CAUSAR GRIPE
Os componentes dela são fragmentados, e incapazes de desencadear os sintomas. A razão pela qual essa reação não ocorre é: os elementos da injeção servem para gerar anticorpos e, assim, proteger o organismo de ser infectado pela doença.
Fonte: Revista VivaSaúde - Edição 135