Sete dicas para manter a saúde no Carnaval
Para a maioria das pessoas, o Carnavalé o feriado feito para cair na folia e namorar. E como os horários e toda a rotina são afetados, é preciso tomar alguns cuidados para que não prejudique o bom funcionamento do organismo.
Confira sete dicas preparadas por especialistas curtir a festa com saúde.
1. Evite os excessos
Consumir muita bebida alcóolica e fumar demais pode minar seu bem-estar. “O abuso de álcool e a mistura de bebidas energéticas com álcool podem levar à desidratação e culminar com uma indesejável internação hospitalar, já que nem todos os organismos reagem bem ao excesso de estímulos. Entre os perigos do consumo abusivo de bebidas alcoólicas estão: intoxicação alcoólica; gastrite aguda; vômitos; pancreatite e coma alcoólico, causas frequentes de atendimento nos serviços de emergência hospitalares”, afirma Yolanda Schrank, endocrinologista do Bronstein Medicina Diagnóstica.
2. Bebeu demais?
Um dos perigos do consumo abusivo de bebidas alcoólicas está relacionado com a hipoglicemia, baixa na taxa de glicose sanguínea, que pode levar uma pessoa a desmaios ou ao coma alcoólico. Segundo Yolanda, não há nada que possa diminuir os efeitos do excesso de consumo de bebidas alcoólicas. Costumes como beber muita água antes do álcool, ingerir doce, leite ou refrigerante não ajuda a diminuir os efeitos da embriaguez. “A ingestão dessas substâncias pode ajudar a combater sintomas como desidratação e hipoglicemia, mas não corta a embriaguez”, afirma. A médica lembra também o perigo de dirigir depois de ingerir bebida alcoólica. “Tomar uma xícara de café forte, por exemplo, até ajuda a deixar o corpo mais alerta. Mas, de forma alguma, uma pessoa que tenha bebido pode contar com essa alternativa para dirigir depois da festa”, finaliza.
3. Pratique sexo seguro
Usar preservativo nas relações sexuais é a melhor maneira de evitar uma série de problemas, incluindo a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
4. Proteja-se do sol
Sol demais queima e pode darcâncer de pele. Use chapéu, roupas leves e protetor solar.
5. Cuidado com a doença do beijo
O beijo pode transmitir uma doença chamada mononucleose infecciosa, popularmente conhecida como doença do beijo, que pode levar a amigdalite, inchaço dos gânglios linfáticos (principalmente na região do pescoço), aumento do fígado e do baço, cansaço extremo e, em casos mais graves, pode complicar e até mesmo virar meningite ou encefalite. A mononucleose é causada pelo vírus Epstein-Barr e pode ser transmitida principalmente pelo beijo ou por contato com secreções orais. Raramente a doença pode ser passada por transfusão de sangue e contato sexual. De acordo com Yolanda Schrank, alguns cuidados pessoais podem evitar a contaminação. “Os principais fatores para a proliferação da mononucleose são as más condições de higiene pessoal e a grande concentração de pessoas em um pequeno espaço, que propicia aglomeração e facilita a dispersão do vírus”, explica.
6. Alimente-se bem
Alimentar-se corretamente é fundamental para manter a energia para acompanhar os blocos. Evite alimentos gordurosos e as comidas de origem duvidosa. Segundo Ana Paula Cruz, nutricionistado Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), as refeições devem ser leves para facilitar a digestãoe os pratos condimentados e ricos em sal devem ser deixados de lado. “Tenha cuidado com a preparação dos alimentos ou com aqueles expostos à temperatura ambiente durante longo período; sobretudo, deve-se ter atenção com preparações que contenham molho, maionese, embutido e camarão, que são os que mais provocam intoxicação alimentar”, reforça a nutricionista.
7. Descansar também é preciso
Seguir por horas sem dormir também pode prejudicar a saúde. O corpo necessita de uma pausa para repor as energias. Com algumas horas de sono você estará pronto para ver outra banda passar.
Fonte: Revista Viva Saúde