Teste de Reação Alimentar Canino
O Teste de Reação Alimentar Canino é uma abordagem inovadora para identificação de combinações de diferentes reações imunes contra proteínas alimentares. É um teste de reatividade e não um teste alérgico. O cFRT avalia o status de reatividade do paciente contra componentes alimentares através de classificação em escores, que podem variar de baixo a alto para um conjunto de diferentes reações humorais (IgE, IgG subclasses 1-4). A graduação para as reações pode variar entre 0 e 200. Os componentes de menor reatividade são indicados para formulação de dietas ou na seleção de dietas comerciais. A realização do teste aplica-se somente à espécie canina.
Os Determinantes Carboidratos de Reação Cruzada (Cross-reactive Carbohydrate Determinants, CCDs) são encontrados na maioria dos alimentos vegetais e podem induzir reações IgE e IgG. A prevalência de positividade para reações desencadeadas por CCDs pode chegar a 80% em pacientes com alergia alimentar. As reações anti-CCDs interferem na mensuração específica de IgE e IgG e caracterizam reações irrelevantes, dificultando a determinação de componentes proteicos alergênicos. Uma das grandes vantagens do cFRT é o bloqueio dos anticorpos anti-CCD presentes no soro do paciente, visando prover maior acurácia dos resultados do teste.
A interpretação das reações é avaliada individualmente e não há valor de corte para o teste. O cFRT indica os componentes alimentares que o paciente apresenta menor reatividade. O teste pode ser utilizado como orientação para a composição da dieta de eliminação ou restrição, formulação dietética e na seleção de dietas comerciais (dietas hipoalergências ou hidrolisadas).
Fonte: Tecsa