Teste do Pezinho: entenda a importância desse exame
O Teste do Pezinho tem como objetivo diagnosticar precocemente doenças genéticas, metabólicas, endócrinas e infecciosas que podem pôr em risco a vida ou prejudicar o desenvolvimento somático, neurológico ou psíquico do recém-nascido. A importância de se realizar o teste do pezinho está na possibilidade de se interferir no curso da doença por meio da instituição precoce do tratamento específico, levando à diminuição ou eliminação das sequelas associadas a cada doença.
Esse exame deve ser coletado em todo recém-nascido (RN) com 3 a 5 dias de vida, de preferência no 3º dia. Apesar de ele poder ser realizado mais tardiamente (até 30 dias), é de extrema importância informarmos o período ideal, evitando assim que muitas crianças percam o período de diagnóstico e tratamento precoces e não se beneficiem da prevenção de sequelas.
Vale ressaltar também que o teste, idealmente, não deve ser colhido antes de a criança ter pelo menos 48 horas de vida para evitar falso-negativos e falso-positivos.
No entanto, se houver necessidade de o bebê receber transfusão de sangue, o Teste do Pezinho deve ser colhido antes da mesma, não importando a data de nascimento e no caso de crianças prematuras (idade gestacional < 37 semanas), a coleta do sangue deve ser realizada preferencialmente no final da 1ª semana de vida.
É um procedimento simples e rápido e o Laboratório Pasteur disponibiliza 4 opções de Teste do Pezinho: Básico, Ampliado, Plus e o Master.
Para maiores informações entre em contato com nossa central em Joaçaba através do telefone 49 3522-0166 ou em uma de nossas unidades.
A CERTEZA DE FAZER O MELHOR POR SEU FILHO!
Por Maria Teressa Morosini Bogoni
CRF 7146 – Lab. Pasteur