Toxoplasmose
A toxoplasmose é uma zoonose causada pelo protozoário Toxoplasma gondii (T. gondii), um parasita intracelular obrigatório. Ela pode ser adquirida por meio da ingestão de alimentos contaminados . No entanto, 90% das infecções são assintomáticas e os casos de doença clínica são menos frequentes.
Apesar da elevada frequência de infecções inaparentes, a toxoplasmose pode manifestar-se como uma doença sistêmica severa, como ocorre na forma congênita. A mãe, ao infectar-se pela primeira vez durante a gestação, pode apresentar uma parasitemia temporária e infectar o feto com danos de diferentes graus de gravidade, dependendo da virulência da cepa do parasita, da capacidade da resposta imune da mãe e do período gestacional em que a mulher se encontra, resultando, inclusive, em morte fetal ou em graves sintomas clínicos).
Qualquer pessoa pode ser infectada pelo parasita da toxoplasmose, mas alguns fatores de risco aumentam os riscos de contaminação, HIV, quimioterapia, medicamentos e gravidez. Recomenda-se que pacientes com problemas de imunidade baixa, em especial os portadores do vírus HIV, mulheres grávidas e as que planejam uma gravidez procurem um médico para realizar os exames necessários e saber se têm toxoplasmose ou não.