Vitamina K
A deficiência de vitamina K pode implicar em alguns problemas de saúde. Dificilmente uma pessoa sofre de deficiência desta vitamina, já que ela se encontra em diversos alimentos, como vegetais, além do nosso organismo ser capaz de produzi-la. Entretanto, caso a deficiência de vitamina K ocorra, um exame de sangue pode identificá-la. Os principais problemas causados pela ausência de vitamina K no nosso organismo são a coagulação do sangue e a perda da qualidade dos ossos. Os indivíduos que mais correm o risco de sofrer de deficiência de vitamina K são pessoas que realizaram cirurgia bariátrica, ou que ingerem medicamentos que dificultam a absorção da gordura por parte do nosso organismo.
A vitamina K, fundamental para o nosso organismo, é dividida em K1, K2 e K3. A vitamina K1 é obtida através dos vegetais, enquanto a vitamina K2 é produzida pela nossa flora intestinal e a vitamina K3 tem sua produção feita em laboratórios, sendo esta, das três, a utilizada na produção de suplementos e a melhor absorvida pelo nosso organismo. Dentre as suas atribuições, podemos citar o auxílio desempenhado por ela no processo da coagulação do sangue, além da contribuição à saúde óssea.
Para adultos a orientação é não passar de 25 mg dia, no caso de mulheres que amamentam é orientação é até 10 mg dia. Entre crianças a conta é um micrograma para cada quilo de peso.